sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Valor do Conhecimento

Era uma noite gélida de inverno na cidade de Chicago. Num pequeno prédio de apartamentos, o dono, que alugava algumas unidades e também morava no local, já havia ligado a caldeira do aquecedor no porão para que todos no prédio pudessem enfrentar a terrivelmente fria noite. Na cidade de Chicago é comum que prédios e casas especialmente antigas possuam um aquecedor com caldeira geralmente no porão, para enfrentarem o rigoroso inverno.


O dono do prédio e senhorio já havia ido dormir quando de repente a caldeira parou de funcionar; não foi o frio que o despertou mas antes as reclamações e gritos dos moradores que aborrecidos deferiam insultos e exigiam que o senhorio resolvesse o problema já...

Ainda sonolento, este busca entre seus papéis o número de algum técnico e ao encontrar o número, enquanto liga, fica a pensar se o tal técnico aceitaria sair a uma hora daquelas pelo meio da noite a consertar a caldeira.

Para sua surpresa a voz do outro lado concordou em ir ver o problema.

Ao chegar no prédio, o técnico, um velhinho carregando uma maleta pequena de ferramentas, foi logo conduzido pelo dono do prédio ao porão. Apesar do olhar desconfiado o dono do prédio estava contente que alguém pelo menos tivesse concordado em ir lá.

O velhinho põe a mão no queixo e anda pra um lado e depois para o outro,analizando, sempre olhando como se estivesse procurando algo mas sem tocar na caldeira. Depois alcança um pequeno martelo de sua maleta e aponta pra caldeira, mais uma vez pra esquerda, depois pra direita até que parece haver encontrado um alvo invisível bem no meio da caldeira e dá duas pequenas marteladinhas e voilá!

A caldeira volta a funcionar!

Festa dos moradores que comemoram e celebram o feito...

O velhinho volta a sua pequena maleta guarda o seu martelinho e puxa um bloco de recibos e notas, escreve algo, destaca e entrega ao dono do prédio.

O dono, com uma cara de espanto, pois era mão fechada para gastos, reclama do preço...

- 101 dólares por isto??? Duas marteladinhas!? Qualquer um poderia fazer isto! Até eu poderia fazer isto!

O velhinho, serenamente explica;

- Não meu caro, as marteladinhas só custaram 1 dólar, saber o lugar certo onde martelar é que são 100 dólares...

Conhecimento é o veículo que te conduz ao sucesso, Atitude é a conduta, Ação é o combustível, o mover mas isto é para outro dia...

Por hoje basta saber... Não é o trabalho em si mas o saber fazer o trabalho que garante que seja bem feito e eficiente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário