quarta-feira, 30 de março de 2011

Percepção e Realidade

Percepção ou perspectiva são sinônimos no sentido de que afetam o comportamento da pessoa já que a realidade de cada um é baseada em como vê, sente e interpreta os eventos que ocorrem.


Isto é importante porque a realidade pessoal de cada um não significa que seja a realidade verdadeira do que ocorre.

Percepção da realidade e realidade são duas coisas diferentes.

O problema é que as pessoas na sua maioria mesmo quando confrontadas com a verdadeira realidade ainda assim a rejeitam ou se recusam de vê-la porque não querem deixar de crer na sua perspectiva pessoal. Isto ocorre porque enquanto a verdadeira realidade muitas vezes é disprovida de sentimentalismo e emoções e não concorda com as expectativas esperadas, a percepção da realidade é adotada e passa a ter preferencial – claro, pensar que é real o que se sente é mais confortável do que ter que aceitar uma realidade que pode ser oposta ao que se sente e até mesmo em alguns casos – cruel dependendo de como se ve.

Como Cristãos, somos lembrados a viver de acordo com a Bíblia – nosso guia de como interpretar a realidade.

Um ponto interessante é de que a Bíblia estará em total oposição ao que seja considerado real ou normal no mundo – lembre-se o mundo jaz no maligno. Assim que o mundo não aceitará a proposta sobre realidade existente na Bíblia.

Na verdade, hoje em dia, estamos vendo alguns problemas comuns no mundo invadindo a comunidade cristã. O motivo é simples, enquanto que na sociedade a cada década a degradação dos valores morais se torna norma; na igreja enfatiza-se um código moral. O problema é que a maioria de nós temos dificuldades de viver baseado na Bíblia todo o tempo porque estaremos sempre em conflito com o mundo. Assim que criamos um tipo de subcultura onde vivemos afirmando o que diz a Bíblia mas na pratica seguimos as tradições humanas. Na maioria do tempo enquanto decisões não são de maior impacto, não se sente um maior efeito – vai-se desprezando aqui e ali um ou outro princípio da Bíblia – ninguém é morto instantaneamente por um raio que venha do céu e tudo fica bem.

Quando se envolvem decisões maiores ai começa o problema – já vemos hoje uma tendencia de a comunidade cristã começar a usar os métodos usados lá fora – cristãos levando outros ao tribunal, etc.

Pastores usando na verdade teorias e maneiras humanas de resolver as coisas – na maioria das vezes baseado no que sentem – e estes cometem maior pecado – pois usam Deus – decidem algo e para fazer-se ser aceito proclama que aquela é a vontade de Deus ou que Deus mandou ele fazer aquilo. Em algumas passagens da Bíblia os pastores, lideres e sacerdotes são lembrados a não usarem o nome de Deus quando Deus não disse nada.

No final, se voce é religioso ou não – realidade é o que a Bíblia diz que é a realidade. Verdade é o que a Bíblia diz ser a verdade – isto é muito difícil de aceitar pois involver negar-se a si mesmo, a seus sonhos, a suas perspectivas e aceitar o que diz a Bíblia – Mas os que fazem assim são os que são verdadeiramente felizes. Ajuste sua percepção sobre a realidade para que seja a verdadeira realidade.



En Agape,

Nenhum comentário:

Postar um comentário