sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Questão da fé

A palavra mais infâme para os ateus e a maioria dos cientistas hoje em dia é bem pequenina – é a palavra fé... Os ateus, cientistas e outros prominentes líderes da área acadêmica encontraram uma maneira eficaz de enfrentar esta questão. Ao enganjarem em uma discussão, se qualquer pessoa opõe-se a eles imediatamente eles passam a identificar esta pessoa como sendo religiosa, fanática e, naturalmente passível de descrédito.


Assim, não importa que tipo de argumento alguém possa ter, sendo oposto a visão pré-estabelecida convencional já é qualificação para não ser nem aceito, nem considerado.

Ben Stein, famoso humorista e economista, exemplificou isto em seu documentário Expelled: No Intelligence Allowed (Expulso: Inteligencia não permitida). Em seu vídeo, Stein demonstra que o círculo acadêmico e científico por exemplo, exclui, pune e, põe em descrédito qualquer membro de seu grupo que venha a questionar, propor ou até mesmo investigar qualquer outra possibilidade para o origem do homem neste caso.

Nisto, basta mencionarmos a palavra fé para qualquer cientísta ou ateu quase ter um ataque nervoso imediato... Por que? Porque eles temem a fé... Mas o que tem esta tão pequenina palavra? Vejamos

A Palavra fé, como definida pelo site wikipedia, é a firme convicção de que algo seja verdade, sem nenhuma prova de que este algo seja verdade, pela absoluta confiança que depositamos neste algo ou alguém.

Paul E. Little, por exemplo, já define a fé de modo mais simples, fé, de acordo com ele (Know Why You Believe), é simplesmente voce confiar em algo ou alguém. Assim, argumenta Little, todos temos fé, você tem fé que o dentista sabe o que está fazendo, voce tem fé de que o padeiro não pôs veneno no seu pão, e assim vai, ou seja, temos fé e usamos fé mesmo quando não pensamos nela.

A Bíblia define fé em Hebreus 11.1 como o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova daquilo que não vemos.

O cientista, o ateu e na verdade todos nós usamos fé de uma forma ou outra todo o tempo. Acordamos de manhã, e mesmo que não pensemos, temos fé de que o oxigênio não saiu do planeta e que ao sairmos de casa poderemos respirar o ar sem problemas por exemplo.

Todo cientista para começar seus estudos necessita iniciar pela fé; ele tem que supor – partem de uma suposição, e, se todos os elementos objetos de sua pesquisa se comportarem exatamente da forma como predizem, é possível a chegar a tal ou tal conclusão, daí eles emitem um enunciado afirmando que tal objeto quando exposto a tal condições resultará em tal previsão. Agora, veja bem, para que o resultado esperado pelo cientista em sua pesquisa seja o previsto por ele, todas as condições devem seguir exatamente o previsto ou o resultado será diferente. O cientista tem que ter FÉ de que os elementos assim se portarão... Ou seja... Fé...



No caso da evolução o cientísta tem que crer num montão de condições que tiveram que existir por acaso para que a vida pudesse surgir. Eles tem que crer que em algum lugar de alguma maneira o DNA evoluiu e as espécies se originaram a aprtir de um ancestral comum, mesmo que não exista nenhuma evidencia disto, eles tem que supor a evidencia e concluir e afirmar que assim ocorreu, ao explicar estas suposições eles tem que usarem uma linguagem científica para que a mente comum possa receber como possível verdade já que é afinal de contas ciencia. Ninguém pode questionar e por isso que eles acusam qualquer opositor de usar exatamente aquilo que eles usam – a fé...

Na verdade, é preciso mais fé para ser ateu ou evolucionista por exemplo do que ser cristão...

Na próxima matéria, falaremos sobre tipos de fé, a fé que funciona, a fé da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário