terça-feira, 7 de setembro de 2010

3 niveis de Fe

Há três importantes níveis de fé. A fé por doutrinação ou instrução, a fé por conformação ou osmosis, e a fé por compromisso ou experiência pessoal.


Todos nós experimentamos estes tres níveis de fé em nosso caminhar cristão.

A Fé por instrução é aquela que recebemos através de um processo de aprendizagem ou ensinamento. Seja através dos cultos de ensino, ou em um grupo de estudos bíblicos, seminário ou escola dominical, a fé nos é ensinada e passada de uma ou outra forma onde absorvemos as doutrinas que formam a fé. Neste grupo estão incluídos especialmente o conhecimento recebido por filhos através de seus pais e familiares. Neste nível a pessoa acredita no que ouve porque confia que quem está passando a informação é de confiança. Em seu interior, o indivíduo não questiona e aceita e recebe a intrução sem muitas dúvidas ou questionamentos além do trivial.

A Fé por conformação ou osmosis, é aquela obtida pelo contexto em que vivemos. O indivíduo segue a fé porque seus pais a seguem, seus amigos a seguem, seu conjuge a segue. Ou Às vezes, porque por tradição sempre quem viveu naquele ambiente a seguiu ou por que por tradição a família a segue. Neste nível, para que não haja questionamentos, o indivíduo vive dentro de uma comunidade onde todos os contatos importantes são estabelecidos com indivíduos que pensam e vivem na mesma fé.

A Fé por comprometimento ou por experiência pessoal é diferente. Não se segue a fé por tradição ou por que o ambiente onde se vive a segue, aqui, o indivíduo crê ainda que tudo ao seu redor não seja compatível com a sua fé. O indivíduo crê porque tem a certeza de que absolutamente sua fé é a verdade. O indivíduo crê porque sabe, sente e vive, respira e é identificado pela fé. Sem a fé o indivíduo não existe. Sua identidade é a sua fé.

Ao retornarmos à definição da palavra fé porém descobrimos que para fé ser fé, ela tem que ser um fundamento firme do que se espera ou seja – a fé é a base de crença que tem que ser firme pois é o alicerce da esperança que o indivíduo tem – espera-se o que ainda não ocorreu aí a fé se torna a prova daquilo que ainda não é palpável ou seja, aquilo que por agora é invisível. Hebreus 11.1

O Cristão espera, tem fé, que um dia alcançará um estado de glória onde não haverá mais sofrimento, nem dor, nem tribulações e onde haverá perpétua alegria e paz. O cristão não vê no momento este lugar e, na verdade, alguns até criativamente tentaram e tentam dar uma imagem a este lugar, pintando o com anjinhos tocando harpas nas nuvens branquinhas e os indivíduos parecendo estarem em um sono profundo – alguém lá no passado sugeriu esta imagem assim e muitos hoje quando pensam no céu pensam nesta imagem (adicionando até mesmo a fumacinha branca que sempre sai dos pés, todo mundo vestido de branquinho, sorrindo etc e tal). Isto não significa que o céu será assim, aliás duvido que seja. Mas que características de felicidade, paz, e não mais dor nem tribulação serão parte do céu isto é garantido.

Mas a fé vai além do que esperamos para a eternidade. A Fé do Cristão pode também ser usada enquanto ele ou ela estiver aqui na terra. O que se espera e está na vontade de nosso Deus.

A Fé do cristão na verdade delinea toda a sua vida e determina todos os seus comportamentos, decisões e ações – mas sobre isto continuaremos no futuro. No momento tente fazer uma avaliação da sua fé e veja se voce já adquiriu a fé por comprometimento e senão, então o que espera?

Um comentário:

  1. Paz do Senhor,

    Parabéns, pelo seu trabalho neste blog. Que Deus em Cristo Jesus continue lhe abençoando poderosamente.

    Estou seguindo o vosso blog.

    Aproveito pra lhe convidar a visitar meu blog também. Avivamento pela Palavra é um blog voltado aos amantes da Bíblia sagrada como Verdade Absoluta e que só através Dela seremos mais crentes e mais cheios do Espirito Santo. Comente, pois seus comentários são muito importante para mim poder estar sempre em melhorias no meu blog.

    http://www.alexandrepitante.blogspot.com/

    Siga-nos também.

    Fica com Deus.
    Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.

    ResponderExcluir