terça-feira, 14 de julho de 2009

Cinza

De um dia quente e ensolarado de repente o céu se tornou completamente cinza. Tão cinza que foi preciso ligar os faróis do carro. Este cenário reflete um dia chuvoso no verão do Sul da Flórida onde interessantes ocorrências climáticas vez ou outra nos brindam com verdadeiros shows da natureza.

O cinza é uma cor interessante, me lembro na escola quando aprendi que o cinza é o resultado da mistura das cores branca e preta. Usamos estas cores às vezes no nosso vocabulário para diferenciar o certo do errado ou quando queremos definir bem as coisas. Pois bem, hoje vamos falar disto.

Vivemos em tempos onde a linha da definição do que é certo ou errado, verdadeiro ou falso estão totalmente misturadas. Mas se pensamos que isto está ocorrendo somente na sociedade, pense novamente. Esta crise de definição está invadindo a todos os níveis e segmentos. Até mesmo entre nós os evangélicos...

Alguns dirão que falar sobre isto ou criticar seria errado por trazer escândalo porém a nossa responsabilidade é maior com a verdade e não com o conforto de ninguém.

Me lembro de um comercial antigo onde se colocava 4 peças de presunto numa mesa e um menino com uma venda nos olhos passava os dedos nas peças para descobrir o verdadeiro presunto da Sadia – no primeiro o menino dizia, esse não é, no segundo falava, esse também não, no terceiro dizia, tá querendo me enganar é e, ao chegar no quarto dizia: Esse é Sadia.

Interessante pensar que hoje nossa sociedade está tão cinza, tão indefinida, tão cheia de imitações que assusta e nos confunde saber quem é sério ou não.

Mas não se para por aí, no Inglês existem algumas expressões interessantes – uma que chama a minha atenção é a “Has Been” – traduzido talvez pobremente porém com certo sentido por “Já Foi”

Seria a expressão aplicada àqueles que um dia foram mas não são mais... Se refere àqueles que abandonaram aquilo que era pra ser por algo diferente. De que falo?

Falo da crise de identidade, definição e liderança que aflige nossos líderes evangélicos. É uma vergonha e já está atrapalhando o avançar do Reino de Nosso Senhor Jesus!

São líderes que se auto denominam enviados de Deus e que usam a Palavra para auto benefício, mentem `as ovelhas e as fazem errar o caminho. Em Malaquias 2.8, Deus através do profeta expõe os sacedotes ou líderes espirituais que corromperam o seu ofício.

Pastores que sobem no púlpito e disciplinam alguém por erro mas absolvem outros do mesmo erro simplesmente por algum laço de amizade. Outros que pregam ser errado algo mas eles mesmos cometem o erro que condenam nas pregações como pastores que exclamam que como crentes os membros tem que perdoar e que a vingança pertence ao Senhor mas que qualquer irmão ou até companheiro que simplesmente venha a discordar ou ter uma idéia diferente da do pastor e, esta pessoa sofrerá punição severa.

Todos temos o direito à nossas preferências, emoções e opiniões pessoais mas, quanto ao ministério, ninguém tem o direito de expor suas preferências a menos que estejam apoiadas pela Bíblia, nem expor emoções ao menos que estejam amparadas pela Palavra... Além do mais, temos o Espírito Santo para nos amparar, guiar e ensinar.

É quando abandonamos a Palavra, a comunhão com o Espírito Santo que começamos a vacilar em nosso caminhar. Pessoas hoje estão retirando passagens da própria Bíblia para justificarem suas posições, texto fora de contexto, são líderes que usam a Palavra para se auto justificarem ou afirmarem suas idéias ou são outros que fizeram da Igreja um reino próprio ao invés de entenderem que a Igreja é o corpo de Cristo e uma agência representante do Reino de Deus. No Reino de Deus o poder não é compartilhado ou subentendido, antes todos são servos e todos recebem o comando de um mesmo lugar. Não há cinza no Reino de Deus, as linhas não estão indefinidas... Falaremos mais sobre este assunto... Mas por agora, lutemos para não sermos cinzas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário