quarta-feira, 15 de julho de 2009

Morar ou viver junto antes do matrimônio pode prejudicar casamento de acordo com novo estudo.

Morar ou viver junto antes do matrimônio pode prejudicar casamento de acordo com novo estudo.

Casais que se juntam antes de casar-se têm maior tendência a divorciarem do que casais que não se juntam ou vão morar juntos até o dia do casamento, de acordo com sugestões de um novo estudo.

Cerca de aproximadamente 70% de casais nos USA estão cohabitando estes dias antes de casar-se de acordo com estimativas de pesquisadores.

O estudo, publicado na edição de Fevereiro da Revista Jornal da Psicologia Familiar (Journal of Family Psychology), indica que tal movimento moderno pode não ser sábio ou inteligente.
E não é porque um começa a se irritar com o outro. Na verdade, os pesquisadores encontraram que a moradia compartilhada pode levar a um casamento pelas razões erradas.
“Cremos que alguns casais que decidiram viver juntos sem um claro compromisso com casamento podem terminar deslizando em um casamento parcialmente pelo motivo de estarem já coabitando” disse uma das líderes da Pesquisa Galena Rhoades da Universidade de Denver.
Casais podem também acabarem em núpcias por causa de um contrato de lease ou aluguel juntos ou possessão compartilhada de uma propriedade – além de outras praticalidades.

Dinâmica das Relações
A Pesquisadora Rhoades e seus colegas realizaram uma pesquisa por telephone (Survey) com mais de 1000 pessoas, homens e mulheres casados entre as idades de 18 e 34, que estão casados a 10 anos ou menos.

As perguntas do questionário incluiam medidas ou indicações sobre satisfação com a relação, dedicação entre um ao outro, nível da comunicação negativa e satisfação sexual.
Para medir o potencial de um casal para o divórcio, participantes responderam a seguinte pergunta: Você ou sua esposa alguma vez já sugeriu seriamente a idéia do divórcio?

Cerca de 40% dos participantes reportaram que não viviam ou viveram juntos antes do casamento, 43% viviam ou viveram juntos antes do noivado e, cerca de 16% passaram a coabitar somente depois do noivado.

Aqueles que foram viver juntos com um companheiro(a) antes do noivado ou matrimônio reportaram uma qualidade significantemente menor no casamento e um maior potencial para separação do que outros casais

Por exemplo, cerca de 19% daqueles que coabitaram antes de se tornarem noivos já teriam sugerido ou contemplado divórcio comparado com somente 12% daqueles que passaram a coabitarem depois de haverem se tornado noivos e 10% dos participantes que não coabitaram antes dos sinos do casamento.

“Cremos que deva existir um grupo de pessoas que coabitam ou vivem juntas antes de haverem se tornado noivos que poderiam ter decidido casar-se realmente baseado em outras coisas em seus relacionamentos” Rhoades disse a Ciência Viva “por causa de já estarem vivendo juntas e menos porque realmente queriam ou tivessem decidido que queriam um futuro juntos”

Assim que um contrato de aluguel juntos ou a possessão compartilhada de um animal de estimação pode provocar as núpcias para estes tipos de pessoas muito mais do que um compromisso para a vida toda entre um e outro.

Por que coabitar ou ir morar junto antes do casamento?
Enquanto esta pesquisa sugere que cohabitação em si mesmo pode resultar em desastrosos matrimônios, as razões iniciais para ir-se morar juntos pode impactar a qualidade da relação.
Em um outro estudo liderado por Rhoades publicado na edição de Fevereiro no Jornal de Problemas Familiares (Journal of Family Issues), casais que coabitam (sem casamento ou compromisso de noivado) listaram as razões de o porque de coabitarem antes do casamento.

Mais de 60% dos participantes apontaram como top o fato de passarem mais tempo juntos como a razão número 1 para irem morar juntos, seguidos por 19% que afirmaram que “fazia mais sentido financeiramente” no topo de suas listas e, 14% indicaram como top “querer testar o relacionamento antes da decisão pelo matrimônio” como sendo a maior razão.

Aqueles que listaram “testar o relacionamento” como razaão primária para a coabitação pré-matrimônio têm maior tendência na escala de comunicação negativa que outros, como no exemplo a seguir onde reclamam dizendo “meu parceiro critica ou diminui minhas opiniões, sentimentos ou desejos”

Estas mesmas pessoas “os testadores” também demonstraram ter o mais baixo nível de confiança na qualidade e estabilidade de seus relacionamentos.

Em geral, aqueles que querem testar o compromisso podem de repente quererem pensar novamente ou duas vezes em testar, de acordo com o estudo de Fevereiro.

“Coabitar para testar um relacionamento termina por estar associado com a maioria dos problemas nos relacionamentos” Rhoades disse, “Talvez se uma pessoa está sentindo uma necessidade de testar o relacionamento, é porque ele ou ela já sabe ou tem algumas importantes informações que indicam como será ou como terminará o relacionamento com o passar do tempo”

Enfim, de acordo com este estudo, casais que decidem morar juntos antes de casarem-se de fato têm uma maior tendência ou maior possibilidade de divorciarem-se do que casais que passam a viver juntos somente depois do matrimônio. Interessante... Enquanto precisam fazer pesquisa para isso, nós já sabemos disto simplesmente por consultar o nosso manual – a Bíblia... Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário