domingo, 24 de outubro de 2010

Frutos da nossa omissão I – o Cristão e suas escolhas políticas

No dia 1 do mês de Fevereiro do ano de 1933, Adolf Hitler em um discurso nacional transmitido pelo radio, flertou com os evangélicos da Alemanha visando o apoio dos mesmos, afirmando que o objetivo do governo era o de permear a sociedade com o Cristianismo em todas as areas. Os Nazistas haviam sido inaugurados no poder da Alemanha dois dias antes em 30 de Janeiro de 1933.

Os Alemães eram naquele momento talvez a maior nação protestante da europa. A maioria dos líderes cristãos, tanto católicos quanto protestantes, passaram a apoiar o nazismo em boa parte por causa da troca de favores e interesses.

Passou-se a aceitar um maior controle do estado sobre a igreja e esta submissa ao estado assim com também às absurdas iniciativas do novo governo, a saber, a política antisemita, o controle total, entre outros.

Nem todos aderiram a esta situação e ao se pronunciarem encontraram oposição até mesmo de seus próprios companheiros.

Entre estes estava Dietrich Bonhoeffer, jovem pastor luterano, que se recusou a aceitar o controle nazista sobre a Igreja, a crescent supressão da livre opinião, o sentiment anti semita e, o posicionamento do estado sobre tudo e acima de tudo, em especial o seu líder, Adolf Hitler.

Bonhoeffer fez parte de um movimento de dissidente da Igreja Alemã chamado a Igreja da Confissão que confessava a Cristo sobre todas as coisas e se opunham às práticas nazistas especialmente a perseguição aos judeus.

Entretanto, seu movimento além de repudiado pelos conterrâneos, tampouco encontrou significativo apoio de outros cristãos fora da Alemanha.

Em Abril 9 de 1945, 2 dias antes da tomada soviética de Berlin e pouco menos de um mês da rendição alemã aos alidaos, foi executado num campo de concentração. Sua prisão e morte totalmente apoiada pelos chamados líderes cristãos.

Após a Guerra, a medida que as desgraças praticadas foram sendo desvendadas, as igrejas começaram a lamentar profundamente o silenciamento e a apatia – a inércia – da mesma sobre as atrocidades cometidas pelos nazistas.

Nas palavras de um dos líderes da época – isto foi fruto de nossa omissão porque a igreja não foi igreja…

Atualmente, diante de tantos desafios que enfrentamos em um mundo cada vez mais conturbadamente imerso nas trevas, somos mais uma vez chamados a tomar posicionamento e resta a questão… Será que seremos omissos?

Brasil, 2010, Eleições Presidenciais. Dilma e Serra…

De repente, Dilma se diz inclinada às verdades cristãs, reune-se com líderes evangélicos, flerta com idéias pró-evangélicas, se diz “ pessoalmente “ contra o aborto, recusa-se a assumir que defende o casamento de homosexuais quando já esta o seu partido comprometido em aprovar uma agenda favorável a este grupo já ha muito tempo…

Hitler afirmou certa vez que os crentes protestantes da alemanha eram um grupo de fácil manuseio e manipulação que ele poderia fazer deles o que bem quizesse, bastava uns favores politicos, umas trocadas de interesses e os crentes se dobravam a sua vontade, se esqueciam do que diziam ser e defender, e rapidinho aceitavam o que ele, o Fuhrer, queria… Claro que havia um grupozinho entre os crentes que insistiam em serem justos, sinceros e biblicos dentre os tais Bonhoeffer que terminou por ser executado.

Alguns politicos no Brasil hoje estão a afirmar algo parecido. Acham que os evangélicos são de fácil manupulação, basta dar um discursozinho mamão com açucár e pronto… eles caem que nem uns patinhos…

Dilma pensa assim… Ela sempre foi a favor de casamento homosexual, aborto etc e nunca escondeu isto, sempre se declarou como ateísta e nunca se aproximou a religião nenhuma… isto até se tornar candidate a substituir Lula.

Me admirei quando um dia vi um artigo onde aparecia uma foto de Dilma em um terreiro de macumba e logo imediatamente depois sentada ao lado de vários pastores (inclusive o presidente nacional da denominação assembleiana do Brasil) em um culto. O artigo dizia, de manhã na macumba e de noite, na igreja Pentecostal Assembléia de Deus (onde os dons espirituais estão ou pelo menos deveriam estar em plena atividade).

Voce pode estar se perguntando mas o Brasil não é a Alemanha do início da década de 30, nem tampouco Cuba ou Venezuela… Nem Dilma é Hitler ou Castro ou Chavez. Verdade… Mas o que voce se esquece é que a estrutura de governo do Brasil pode possibilitar uma situação nada comfortável para quem é cristão inclusive tornar a prática do cristianismo bíblico um crime… não acredita? Então vamos lá…

No Brasil hoje, as igrejas são consideradas instituições sociais. Uma lei que seja aprovada pelo Congresso Nacional passa a ter valor em todo o território nacional. Basta uma lei ser aprovada proibindo qualquer cidadão ou instituição de publicamente declara-se desfavorável ao homosexualismo para que um pastor seja preso por pregar no pulpit de uma igreja contra este pecado. Ou uma igreja ser processada por não admitir em seu rol de membros um homosexual ou ainda ser penalizada por não realizar um casamento entre homosexuais. A lei pl122 previa coisas assim… Eles não precisam tocar no tópico religião….

Depois é só negar autorização para funcionar a qualquer instituição que não aceite estas normas… Aí vai ser um tal de igreja fechando e pronto…

A Lei PL 122 é exatamente sobre o prototipo disto. O plano do mal é tornar illegal a Igreja e a prática da nossa fé…

Em Cuba, se tornou illegal falar sobre liberdade e assim terminaram por fechar igrejas, confiscar propriedades, prender pastores e assim por diante…

Na venezuela, se um pastor fala sobre liberdade é visto com maus olhos por estar prgando mensagem Americana (???). Já na Alemanha, Bonhoeffer foi condenado por vários crimes, entre outros, o de salvar vidas de judeus e de declarar que Cristo estava acima do estado e do Furher Hitler.

Na Alemanha, o Nazismo fez um estrago pior por que foi fruto da omissão dos cristãos.

Não deixe que o Brazil seja fruto da omissão dos cristãos…

AInda não crê?

Talvez isto te ajude…

- No Brasil, a lei do barulho só funciona para as igrejas. Centro de macumba, Quadra de escola de samba, pagoda, trio elétrico, nada disto infringe ou acarreta punição do ministério público – mas... se alguém na igreja começa a cantar o hino pelo sangue, pelo sangue somos redimidos sim... aí o diabo cutuca um lá que vai ao telefone e liga para reclamar e a polícia chega antes da mensagem para mandar diminuir o som e, já houve casos, até mandar parar o culto... Qual a quadra de samba que teve que parar o ensaio por causa da barulhera? Ou os batuques de atabaque do centro espírita por fazerem muito barulho???

Agora o ministério público esta condenando os templos dizendo que não são seguros.... vem cá, e os centros de macumba? São construídos por engenheiros? E os barracões das escolas de samba? São mais seguros que as igrejas evangélicas???

A plataforma de controle ja existe, falta leis para as efetivarem... Vote com a Biblia, vote como cristão... Não vote por conversas de pé de ouvido para depois não chorarmos... Para depois não termos que conviver com os frutos de nossa omissão. Represente o Reino do qual voce afirma ser dele cidadão. Não deixe o Brasil se tornar fruto de nossa omissão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário